Blog Layout

Dia 08 de Maio - Dia da Vitória

AORE-RJ Associação dos Oficiais da Reserva do Exército

No dia 08 de maio comemora-se o dia da Vitória, data que marca o fim da Segunda Guerra Mundial em 08 de maio de 1945 com a rendição das forças armadas inimigas do Eixo (Alemanha, Itália e Japão).

A postura brasileira diante à Segunda Guerra, era de não se envolver mantendo neutralidade diante daquele conflito. Mas isso não durou por muito tempo, devido navios mercantes serem torpedeados no litoral brasileiro, dando origem ao posicionamento do país unido às forças aliadas.

Diante de inúmeros acontecimentos pertinentes à guerra, muito se duvidava quanto à capacidade do efetivo brasileiro, originando a frase "É mais fácil uma cobra fumar do que o Brasil entrar na guerra", mas o Brasil entrou com as suas tropas, enviando 25 mil honrosos e corajosos militares à Itália, formando a Força Expedicionária Brasileira (FEB), logo, surgindo a nova frase "a cobra fumou". Atualmente a expressão "a cobra vai fumar" faz parte do vocabulário brasileiro, sendo um ditado popular de maneira a entender que algo pode ser difícil de ser executado, mas se for, acarretará problemas sérios.

No Teatro de Operações da Itália, estavam presentes 433 Oficiais R/2 compondo o efetivo de bravos soldados do Exército de Caxias, que somaram suas forças junto aos aviadores e marinheiros, todos merecedores da nossa eterna gratidão.

Portanto, nós da Associação dos Oficiais da Reserva do Exército do Rio de Janeiro SAUDAMOS a todos os soldados, aviadores e marinheiros que com muita bravura estiveram representando a Nação Brasileira enviando também além de combatentes, mulheres militares enfermeiras que se destacaram pela coragem e brilhantismo. Saudamos também pelo dia de hoje os amigos e familiares daqueles que estiveram em campo de combate e perderam suas vidas a serviço do Brasil, mas que junto a população brasileira na época superaram patrioticamente os ocorridos da guerra, sempre incentivando e acompanhando com vibração o emprego da FEB e festejando até hoje o Dia 8 de Maio.

#exércitobrasileiro #eb #centrodepreparaçãodeoficiaisdareservadoriodeJaneiro #CPORRJ#conselhonacionaldeoficiaisR2 #cnor #associaçãodosoficiaisdareservadoriodejaneiro #AORERJ #diadavitória #dia8demaio




Você também pode se interessar por

Por AORE-RJ Associação dos Oficiais da Reserva do Exército 13 de abril de 2025
Por AORE-RJ Associação dos Oficiais da Reserva do Exército 12 de abril de 2025
O Dia da Intendência do Exército Brasileiro, é celebrado no dia 12 de abril, homenageia a importância da logística militar e a contribuição dos intendentes para a organização das Forças Armadas. A data é uma referência ao nascimento do marechal Carlos Machado Bitencourt, figura essencial na estruturação desse setor no Brasil. A Intendência do Exército é o setor responsável pela administração logística das tropas, garantindo suprimentos, equipamentos e infraestrutura adequados para o funcionamento das operações militares. Sem a atuação eficiente desse corpo especializado, a capacidade operacional do Exército seria severamente comprometida. A origem da Intendência remonta ao período colonial, quando a necessidade de abastecimento e manutenção das tropas já se fazia presente. No entanto, foi no século XIX que essa estrutura passou por uma modernização significativa, acompanhando a evolução dos exércitos ao redor do mundo.
Por AORE-RJ Associação dos Oficiais da Reserva do Exército 10 de abril de 2025
Dia 10 de abril foi escolhido para comemorar o dia da Engenharia devido ao desempenho do Tenente Coronel João Carlos de Villagran Cabrita a frente do Exército Brasileiro na Guerra do Paraguai. Seu momento mais marcante ocorreu em 10 de abril de 1866, quando, durante uma operação militar na região de Passo da Pátria, no Paraguai, foi fatalmente atingido, e veio a falecer durante o conflito. Sua coragem e dedicação foram reconhecidas, e sua memória é preservada como símbolo da engenharia militar brasileira. A Engenharia Militar é um dos pilares do Exército Brasileiro, sendo responsável pela construção de infraestruturas essenciais para a defesa e o desenvolvimento nacional. Desde a época colonial, engenheiros militares projetaram fortes, pontes e estradas que garantiram a integridade territorial do Brasil. Durante os conflitos internacionais e internos, como a Guerra do Paraguai e a Revolução de 1930, a engenharia militar teve um papel determinante, construindo estradas para facilitar o deslocamento de tropas e criando pontes em locais estratégicos. Atualmente, a engenharia do Exército continua desempenhando funções cruciais, como apoio a obras públicas e resposta a desastres naturais.
Mais Posts
Share by: