Cantando Fibra de Heróis, deram entrada no pátio os duzentos concludentes do CPOR do Rio de Janeiro e logo foram prestadas as honras militares ao Gen Mario, mais alta autoridade militar da ativa. Aliás, acredito que tenha sido a primeira honra militar de General de Brigada prestadas a este jovem que recém promovido, receberá sua espada de General em Brasília no próximo dia 7 e no dia 14, assume o Comando da 12ª Bda Inf Leve (Aeromóvel) de Caçapava, SP.

 

 



 

No sábado 3 de dezembro, milhares de Cadetes da AMAN e Alunos de CPOR e NPOR foram declarados Aspirantes a Oficial.

Eu e Mergulhinha chegamos cedo e ao ver os M-41 nos jardins do Pavilhão de Comando, na entrada do CPOR do Rio de Janeiro, não resisti e tirei uma foto.

Lindos, restaurados e pintados pela AORE/RJ com ajuda dos Alunos dos Cursos de Cavalaria (os dois Carros de Combate M-41) e de Artilharia, (os dois canhões antiaéreos 90mm do pátio Major Apollo).

Na Associação o Tenente Alcântara, emocionado, se preparava para passar sua espada ao filho que se formava.

No pátio, os concludentes ensaiavam pela última vez.

Fomos cumprimentar o General de Brigada Mário Fernandes e esposa que, acompanhados de um filho Tenente servindo no 38º BI de Vila Velha, vinha orgulhosamente acompanhar a formatura do mais novo, que se formava ali no nosso CPOR.

Na hora combinada, com o pátio cercado pelos familiares dos formandos, deram entrada o General Mário acompanhado do Cel Heraldo da Brigada Paraquedista, o Ten Cel Daniel representando a Diretoria de Ensino Superior Militar a qual os OFOR, a AMAN e demais Escolas de ensino superior estão subordinadas e do Coronel de Infantaria Luiz Cyrillo de Lima Junior, Comandante do Centro Tenente Coronel Correia Lima.

No palanque uma comitiva do CNOR e da AORE/RJ, os Oficiais R/2 de ontem, diante dos de amanhã.

Cantando Fibra de Heróis, deram entrada no pátio os duzentos concludentes do CPOR do Rio de Janeiro e logo foram prestadas as honras militares ao Gen Mario, mais alta autoridade militar da ativa.

O busto de Correia Lima assistia no meio da multidão...

Aliás, acredito que tenha sido a primeira honra militar de General de Brigada prestadas a este jovem que recém promovido, receberá sua espada de General em Brasília no próximo dia 7 e no dia 14, assume o Comando da 12ª Bda Inf Leve (Aeromóvel) de Caçapava, SP.

Se foi, como dizem que o primeiro... a gente não esquece, que bom que tenha acontecido aqui em nosso querido CPOR do Rio e janeiro e no dia em que seu filho caçula era declarado Aspirante a Oficial.

Após a entrada triunfal da Bandeira Nacional onde os Aspirantes fizeram evoluções para ela passar, foram chamados os primeiro colocados em cada Curso para que tomassem seus lugares no dispositivo.

Os sete Aspirantes marcharam garbosamente de seus lugares em forma e se postaram diante da Bandeira.

O Comandante fez a aposição das Medalhas Prêmio Correia Lima a esses vencedores que eram em seguida cumprimentados pelo General Mário.

Após, paraninfo e agraciados fizeram a continência à Bandeira.

Ao primeiro colocado geral, Aspirante do Curso de Intendência, foi entregue uma placa do DECEx.

O General Mário foi convidado pelo Comandante a fazer a entrega junto com ele das espadas de oficial a esses primeiro colocados e para tal, eram chamados os familiares.

Abraços e choros de mães a esta conquista marcou o dia desta elegante formatura.

Ao ver estes sete jovens com a Medalha Correia Lima no peito, lembrei-me de uma frase célebre de Aristóteles:

- A grandeza não consiste em receber honras, mas em merecê-las.

 

E depois que estes ZERO UM voltaram a seus lugares, madrinhas e familiares dos demais Aspirantes foram convidados a entrar no pátio e entregarem as espadas a seus afilhados.

É o ponto alto da festa e o momento mais esperado por todos os pais, que ali, em explosões de choro, realmente coroam o ano letivo daqueles jovens Aspirantes a Oficial.

O Tenente Coronel Daniel da DESMil, como sempre, emocionado, pois ele, antes de ingressar na AMAN, foi oriundo do CPOR também.

 

O General Mario e familiares entregavam a espada ao filho do meio. Era a sua espada que até bem pouco tempo, adornava sua cintura dirigindo as formaturas como Coronel Chefe de Estado-Maior da 1ª DE.

Ele, General, é o Comandante nomeado da 12ª Brigada de Infantaria leve (Aeromóvel) de Caçapava, onde assumirá o Comando dia 14 próximo. E pretendemos estar lá.

Todos de espadas desembainhadas, seguindo toques de corneta apresentaram armas e fizeram o compromisso do Aspirante a Oficial.

Depois da continência a bandeira esta se retirou e ouvimos as palavras do Comandante.

Antes de iniciar, ele lembrou que 30 anos atrás, o General Mário e o Cel Heraldo, da turma de 1986, no pátio da AMAN, faziam igual juramento.

Depois, ouvimos as palavras do General Mário e assim, estava terminada a presente solenidade.

 

 


 

Joomlashack