A visita despertou grandes interesses por parte dos Alunos que sempre atentos fizeram várias perguntas, sempre respondidas com clareza e entusiasmo pelo AFRFB Fernando Fragua, que por diversas vezes enalteceu a colaboração entre a Receita Federal e as Forças Armadas, especialmente o Exército Brasileiro. Acompanharam a visita as Servidoras da ASCOM Ettiane, Carla e Jocirema, o ex-Aluno do Curso de Intendência AFRFB José Roberto de Pinho e o 2º Ten R/2 Inf Leonardo Sava D'Almeida, associados da AORE/RJ. Agradecemos ao AFRFB Sérgio Cipriano Gomes responsável pela interface que tornou possível a visita.

 

 


Em 6 de Outubro os Alunos do Curso de Intendência do CPOR/RJ comandado pelo Cap Diego Nunes DANTAS, e acompanhado pelos Ten William CARLOS COSTA da Silva e SGT FERNANDO Silva de ASSIS realizaram uma visita a Alfândega da RFB no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão - ALF/GIG.

 

Foram recepcionados pelo Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil FERNANDO FERNANDES FRAGUA, Inspetor-Chefe Adjunto da ALF/GIG que proferiu uma palestra onde destacou que a Receita Federal do Brasil exerce funções essenciais ao Estado Brasileiro. Tem como responsabilidade a administração dos tributos de competência da União, inclusive os previdenciários e aqueles incidentes sobre o comércio exterior.

Auxilia, também, o Poder Executivo Federal na formulação das políticas tributária e aduaneira brasileiras, além de trabalhar para prevenir e combater a sonegação fiscal, o contrabando, o descaminho, a pirataria, a fraude comercial, o tráfico de drogas e de animais em extinção e outros atos ilícitos relacionados ao comércio internacional.

 

Uma das atuações da RFB é a Administração Aduaneira, que consiste, essencialmente, em exercer o controle sobre o fluxo de mercadorias, bens e veículos que entram no território nacional ou que dele saem, de forma a garantir a regularidade da operação, o cumprimento da legislação aduaneira e o recolhimento dos direitos e tributos incidentes sobre a importação ou exportação.

 

Após a palestra inicial, que gerou diversas perguntas por parte dos Alunos, foram ciceroneados pelo Inspetor-Chefe Adjunto pelas mais diversas áreas de acesso restrito daquele que é considerado o maior e mais completo sítio alfandegário do País, como depósitos, Correios, importação e exportação, cães farejadores, bagagens e desembarque de passageiros, onde foi encerrada a visita, tendo o Aluno Otavio Henrique Silva SALGADO FILHO discursado em nome do CPOR/RJ agradecendo ao anfitrião pela acolhida e passando-lhe às mãos o Diploma de Agradecimento do OFOR e a panóplia da AORE/RJ.

 

A visita despertou grandes interesses por parte dos Alunos que sempre atentos fizeram várias perguntas, sempre respondidas com clareza e entusiasmo pelo AFRFB Fernando Fragua, que por diversas vezes enalteceu a colaboração entre a Receita Federal e as Forças Armadas, especialmente o Exército Brasileiro.

 

Acompanharam a visita as Servidoras da ASCOM Ettiane, Carla e Jocirema, o ex-Aluno do Curso de Intendência AFRFB José Roberto de Pinho e o 2º Ten R/2 Inf Leonardo Sava D'Almeida, associados da AORE/RJ. 

 

Agradecemos ao AFRFB Sérgio Cipriano Gomes responsável pela interface que tornou possível a visita.

 

 


 

Joomlashack